A importância do controle do acesso a obras na construção civil

IMG_0448_com marca da agua2-min

Não é novidade que a pandemia causou mudanças extremas em todos os setores da indústria. Com a crise, ficou mais evidente a manutenção da vigilância, de medidas preventivas, do registro efetivo de informações e de utilizar tecnologias para organização de informações. O ato de tomar decisões teve que ser acelerado, e isso levantou diversos pontos de atenção, principalmente para as construtoras e incorporadoras.

CONTROLE DE ACESSO PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

No que tange a organização interna e transparência, salientamos a importância do controle de acesso nas obras, principalmente a funcionalidade de controle de documentos, presente em softwares de gestão de segurança. Apesar da construção civil ser um setor já conhecido por trabalhar fortemente com documentações e NR’s (normas regulamentadoras), a forma de se efetuar esses registros ainda é feita sem tecnologia, causando problemas com organização interna e validação de informações. Isto impacta diretamente nos setores de Recursos Humanos, Administrativo e de Gerenciamento da Obra.

Em relação a segurança de funcionários, destacamos a importância de hardwares para controle de fluxo de pessoas. Ter controle em tempo real sobre os acessos ao canteiro de obras não só traz mais segurança à rotina da empresa como é uma medida essencial para a preservação da saúde dos profissionais que atuam no segmento. O cadastro de trabalhadores e empresas deve ser completo, e ainda possuir um rígido controle de certificações para preservar a organização do trabalho, promover a segurança da obra e evitar a suspensão de serviços.

Com soluções completas para controle de acesso é possível garantir que somente colaboradores autorizados acessem o canteiro de obras, com tecnologias de identificação como tag de proximidade, senha ou biometria, garantindo a liberação de acesso somente àqueles que possuem todos os requisitos, treinamentos e documentação necessária para executarem seus respectivos serviços. Assim, são evitados riscos ao colaborador e problemas futuros para a construtora.

Efetuar este controle de forma manual é impossível, pois sabemos que durante o período da obra diversas pessoas, de diversas empresas, acabam acessando o local. Cadastrar todas estas informações de forma manual abre chance para erros, como a liberação de acesso de pessoas com documentação vencida, prejudicando a imagem da construtora durante uma auditoria, por exemplo.

A solução da Solid Invent para controle de acesso em construtoras e incorporadoras utilizam a Catraca EVO junto ao Software Solid Falcon, em integração no modelo SaaS (Software as a Service), superando as expectativas dos coordenadores de segurança, engenheiros, analistas de RH e responsáveis por compras.

Com recursos de  armazenamento e organização de documentos em um só local; área do fornecedor; consulta de validade de NR’s; bloqueios automáticos caso haja incoerência em documentação e geração de relatórios para uso quando e onde forem necessários, nosso sistema garante a  execução de uma obra em nível de excelência, permitindo o controle e distribuição de informações e conhecimento por toda a obra.

Quer saber mais?
A equipe Solid Invent está disponível para atender você. Entre em contato e adquira já o seu sistema de obras, proporcionando muito mais segurança para sua construtora!

Entre em contato para saber mais sobre nossos produtos e soluções.

(51) 3085-4484